segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

57-COPA AFRICANA DE NAÇÕES/2012


31/03/2012 00h01

Relógio fará contagem regressiva dos

'NO CONTADOR AO LADO'

mil dias para Copa 2014 em Salvador
Relógio fará contagem regressiva para Copa 2014 (Foto: Reprodução/TV Bahia) 
Relógio foi instalado em frente à Arena Fonte Nova
   (Foto: Reprodução/TV Bahia)

01/02/2012 - 09h17 = FALTAM 500 DIAS
logo da  copa das confederações no Brasil  (Foto: Divulgação)  
Logo da Copa das Confederações no Brasil foi divulgado nesta quarta (Foto: Divulgação)
F A L T A M = '441 - D I A S'

blogsports.com

BlogSports = Um Jeito Diferente de Focalizar e Falar de
S P O R T S
Copa Africana de Nações

  Copa Africana de Nações



13 de Fevereiro de 2012
18h12
Campeões da CAN 2012 desfilam em carro militar na Zâmbia
Torcedores fazem a festa na saída do aeroporto e creditam conquista às 'vibrações positivas' de jogadores mortos em acidente em 1993

12/02/2012 20h41

Nos pênaltis, Zâmbia conquista a Copa Africana pela primeira vez

Drogba perde pênalti no segundo tempo, e zambianos comemoram título na mesma cidade em que viveram seu maior drama, em 1993

Por GLOBOESPORTE.COM  
Libreville, Gabão

A seleção de Zâmbia venceu a favorita Costa do Marfim nos pênaltis, neste domingo, por 8 a 7 após empate sem gols no tempo normal, e conquistou o título da Copa Africana de Nações pela primeira vez em sua história. Além do troféu, os zambianos sentiram um outro sabor especial. O time voltou a jogar na cidade de Libreville, no Gabão, pela primeira vez desde 1993, ano em que um acidente de avião matou os jogadores que estavam seguindo para Senegal, onde disputariam um jogo pelas Eliminatórias da Copa de 1994.
Durante os 90 minutos iniciais, o atacante Drogba perdeu um pênalti que poderia ter dado o título aos marfinenses. Nas penalidades, Gervinho perdeu a 9ª cobrança, e Sunzu garantiu o título em seguida.
drogba costa do marfim x zambia (Foto: AP)Mweene, o herói da partida, provoca Drogba após o pênalti perdido pelo jogador do Chelsea(Foto: AP)

Surpresa e emoção

Zâmbia começou melhor e logo no primeiro minuto surpreendeu a Costa do Marfim com uma jogada ensaiada. Em cobrança de escanteio, a bola acabou sobrando livre para Simkala, que chutou e obrigou o goleiro Barry a realizar boa defesa. Aos seis minutos, um drama que emocionou os torcedores. Ao desarmar Gervinho, o zagueiro zambiano Musonda sentiu dores na perna, recebeu o atendimento médico e resolveu seguir em campo. Todavia, a dor era mais forte e aos 11 minutos, o jogador não aguentou e deixou o campo sendo aplaudido por todo o estádio. No banco de reservas, Musonda chorou.
Zâmbia jogava de maneira inteligente. A Costa do Marfim tinha espaço para seguir até o ataque, mas a boa marcação no setor defensivo os impedia de criar chances de gol. Nos contra-ataques, os zambianos iam levando perigo, como aos 13 minutos. A defesa marfinense dormiu, Mayuka recebeu cruzamento da direita, tocou de cabeça, mas a bola bateu na rede por cima do gol.
musonda costa do marfim x zambia (Foto: Reuters)Musonda lesionou-se ao evitar a conclusão de Gervinho. Público aplaudiu o jogador (Foto: Reuters)

Elefante acorda, e zambianos se empolgam

Aos 19 minutos, os Elefantes acertaram o primeiro chute a gol. Tiéné cobrou falta da entrada da área, mas o goleiro defendeu tranquilamente. O jogo monótono dos marfinenses começou a lhes render vaias da torcida, que claramente estava do lado de Zâmbia, que relaxou durante parte da etapa inicial.
A melhor chance do primeiro tempo foi da Costa do Marfim. Em boa troca de passes na frente da defesa adversária, Drogba tocou de calcanhar para Yaya Touré, que de frente para o gol chutou para fora. Sentindo o bom clima, os jogadores de Zâmbia passaram a brincar com o adversários. Toques de letra, pedaladas... e o público gostava da brincadeira.
O fato de ir para o intervalo sem sofrer gols da Costa do Marfim, já foi uma vitória para Zâmbia. Esta foi a primeira vez que os Elefantes não marcaram nos primeiros 45 minutos em toda a competição.
Ah, Drogba!
A segunda etapa começou equilibrada, com a Costa do Marfim jogando com mais ousadia. Aos 23, Gervinho, que estava tímido, iniciou uma ótima jogada, carregou a bola até a área e foi atropelado por Chansa. Pênalti. Drogba cobrou, mas chutou por cima do gol. A cobrança parece ter esfriado as duas equipes, que não conseguiam chutar a gol.
Zâmbia passou a criar mais chances. Aos 34, Kalaba fez ótima jogada na ponta esquerda, tentou o cruzamento, mas a defesa marfinense afastou o perigo. Aos 37, Lungu resolveu arriscar de longe, a bola fez curva e seguiu para a linha de fundo.
drogba costa do marfim x zambia (Foto: AP)Time de estrelas da Costa do Marfim não conseguiu passar pela forte defesa da Zâmbia (Foto: AP)

Chances de ouro

Aos 42 minutos, Gradel teve o gol do título da Costa do Marfim em seus pés. O jogador se livrou de dois marcadores com uma boa girada de corpo, o goleiro saiu do gol, o marfinense chutou cruzado, mas a bola passou muito perto da trave. Nos acréscimos, Zâmbia também teve sua oportunidade para garantir a taça. Mayuka recebeu lindo passe na área, mas na hora do chute, Kolo Touré, com um toque salvador, afastou para escanteio.
Na prorrogação, Zâmbia novamente quase chegou ao gol. Aos quatro minutos, Katongo fez ótima jogada em velocidade pelo lado direito e cruzou para Mayuka. A bola encostou no goleiro Barry e acertou a trave.
Nos pênaltis, Zâmbia garante o título
Todos os jogadores marcaram nos cinco pênaltis iniciais. Na oitava tentativa, Kolo Touré praticamente recuou para o goleiro, mas Kalabachutou também falhou e chutou para fora. Em seguida, Gervinho cobrou para fora. Sunzu foi o responsável pelo gol do histórico título zambiano.


11 de Fevereiro de 2012
19h39
Mali vence Gana e fica com o terceiro lugar da Copa Africana
Diabate marca dois gols, e malineses voltam a figurar entre os três melhores da competição após 40 anos


10/02/2012 15h24

Após receber busto, Pelé participa de campanha contra a AIDS no Gabão

Rei do Futebol subiu ao palco junto ao presidente e primeira-dama do país

Por GLOBOESPORTE.COM  
Libreville, Gabão
Um dia após ser homenageado com um busto em Libreville, cidade que será sede da decisão da Copa Africana de Nações, no próximo domingo, entre Costa do Marfim e Zâmbia, foi a vez de Pelé prestar sua solidariedade. Novamente ao lado do presidente Ali Bongo Ondimba, o Rei do Futebol participou de uma campanha de conscientização contra a AIDS, nesta sexta-feira.
Também estiveram presentes o ex-jogador Pierre Obam, Daniel Cousin, da seleção do Gabão atual, e a primeira-dama Sylvia Bongo. Pelé subiu ao palco com uma camisa retrô da Seleção Brasileira, que lembrava os seus tempos de atleta e depois a autografou para entregar à Sylvia.
Pelé no Gabão durante a Copa das Nações (Foto: AFP) 
Pelé participou de mais um evento no Gabão (Foto: AFP)
Pelé no Gabão com o presidente Ali Bongo (Foto: AFP) 
Pelé com o presidente Ali Bongo (Foto: AFP)


08 de Fevereiro de 2012
05 de Fevereiro de 2012
04 de Fevereiro de 2012
04 de Fevereiro de 2012
15h54
Zâmbia supera o Sudão e é primeira semifinalista da Copa Africana
Equipe passa fácil pelas quartas de final, com vitória por 3 a 0, e garante a vaga na próxima etapa do torneio, quando vai enfrentar Gana ou Tunísia

01 de Fevereiro de 2012
18h11
Gana empata com Guiné e se classifica em primeiro no Grupo D
Resultado deixa equipe na liderança isolada. Mali passa por Botsuana e consegue ficar em segundo lugar

31 de Janeiro de 2012
18h04
Gabão passa pela Tunísia e avança para as quartas como 1° do Grupo C
Albameyang foi o autor do gol que garantiu a seleção anfitriã na próxima fase da Copa Africana de Nações


30/01/2012 20h22

Religiosos fazem ritual para ajudar o Gabão a ser líder do grupo na CAN

Maitre Azaelis e Karim Nziengui esperam ajudar equipe a vencer a Tunísia e avançar à fase eliminatória da Copa Africana de Nações em primeiro lugar

Por GLOBOESPORTE.COM  
Libreville, Gabão

Está valendo de tudo para ajudar a seleção do Gabão a avançar em primeiro lugar do Grupo C para a fase eliminatória da Copa Africana de Nações. Uma das aftitrãs da competição, junto com Guiné Equatórial que já conseguiu a classificação, a equipe tem um jogo decisivo contra a Tunísia, nesta terça-feira, e religiosos locais estão pedindo auxílio dos céus para o time conseguir uma vitória.
Maitre Azaelis e Karim Nziengui realizaram uma espécie de ritual religioso nesta segunda-feira, véspera do confronto. A dupla espera, ao menos, um empate na partida. O resultado já daria ao Gabão a liderança da chave, já que ambas as equipes estão empatadas com seis pontos, mas os donos da casa têm maior saldo de gols (três a dois).
ritual copa africana de nações (Foto: Reuters)Maitre Azaelis e Karim Nziengui esperam ajudar o Gabão a conseguir primeiro lugar (Foto: Reuters)
Tanto Gabão quanto Tunísia já estão classificados para a fase seguinte da Copa Africana, enquanto Marrocos e Níger, que não somaram pontos nas duas primeiras rodadas, estão eliminados. Resta apenas definir os dois que avançam do Grupo D, com Gana, Guiné e Mali na briga. Na chave A, passaram Zâmbia e Guiné Equatorial, e na B, Costa do Marfim e Sudão.
Na próxima fase, já há até confrontos definidos: a Zâmbia pega o Sudão, enquanto Costa do Marfim enfrenta Guiné Equatorial. O primeiro colocado do Grupo de Tunísia e Gabão enfrenta o segundo da Chave D e vice-versa.
ritual copa africana de nações (Foto: Reuters)Religiosos fazem ritual para ajudar o Gabão na Copa Africana de Nações (Foto: Reuters)

30 de Janeiro de 2012
17h54
Costa do Marfim vence mais uma, segue 100% e avança em primeiro
Grande favorita ao título da Copa Africana derrota (e elimina) Angola e se classifica como líder do Grupo B para as quartas de final da competição

29 de Janeiro de 2012
18h22
CAN: Zâmbia vence Guiné Equatorial e os dois times avançam às quartas
Zambianos roubam primeira posição do Grupo A dos guineenses. Líbia, de Marcos Paquetá, vence, mas dá adeus à competição

28 de Janeiro de 2012
22h44
Gana fica a um passo das quartas de final da Copa Africana de Nações
Ganeses vencem Mali e precisam apenas de um empate para avançar. Guiné goleia Botsuana por 6 a 1 e segue na briga

26 de Janeiro de 2012
19h03
Costa do Marfim vence e se garante nas quartas de final da CAN 2012
Elefantes derrotam Burkina Faso por 2 a 0 em Malabo. Em outro jogo do Grupo B, Angola empata por 2 a 2 com o Sudão.

25 de Janeiro de 2012
21h29
ONG critica ministro de Guiné Equatorial por oferecer prêmio à seleção local
Teodoro Nguema Obiang, ministro da Agricultura de Guiné Equatorial, teria dado R$ 1,7 milhão à seleção do seu país

24 de Janeiro de 2012
16h03
Desfalcada de Essien, Gana estreia com vitória magra na Copa Africana
Estrelas Negras derrotam Botsuana por 1 a 0 em Franceville, no Gabão

23 de Janeiro de 2012
15h56
Sob olhares de Eto'o, Gabão estreia com vitória na Copa Africana
País que organiza a competição ao lado de Guiné Equatorial domina adversário e conquista o triunfo com gols marcados no primeiro tempo

22 de Janeiro de 2012
15h57
Com gol de Drogba, favorita Costa do Marfim vence Sudão na estreia
Craque do Chelsea marca de cabeça na abertura do Grupo B da CAN

21 de Janeiro de 2012
20h51
'Zebra'? Zâmbia ignora favoritismo de Senegal e vence com facilidade
Equipe começa com tudo no primeiro tempo, aproveita erros da zaga do rival, abre 2 a 0 e, mesmo sofrendo gol no fim, segura a vitória na estreia.

20/01/2012 17h04

Guiné Equatorial abre torneio com técnico brasileiro e time 'estrangeiro'

Seleção do técnico Gilson Paulo tem goleiro do América-PE e mais 11 naturalizados. 'É no mínimo estranho', diz Paquetá, comandante da Líbia

Por Marcelo Baltar 
Rio de Janeiro
Gilson Paulo, no Vasco (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal) 
Gilson Paulo, durante o período que treinou o time
pré-mirim do Vasco (Foto: Arquivo Pessoal)

O dia mais importante da história de uma seleção. Co-anfitriã da Copa Africana de Nações, ao lado do Gabão, a Guiné Equatorial terá um sábado de estreias para o seu futebol. O jogo de abertura da competição contra a Líbia é também a primeira partida do país na história da CAN. E tudo isso sob a batuta de um brasileiro. Ex-técnico do pré-mirim do Vasco, o carioca Gilson Paulo é o treinador da Guiné Equatorial. Mais: a equipe conta com 12 naturalizados, incluindo o goleiro brasileiro Danilo, do América-PE.
Será a primeira vez que a Guiné Equatorial disputará uma grande competição. Os 'Nzalang', como são conhecidos, ocupam a 150ª colocação no ranking da Fifa, sendo apenas a 42ª melhor classificada entre as seleções africanas.
Portanto, a responsabilidade de Gilson é grande. O jogo deste sábado contra a Líbia do técnico Marcos Paquetá, às 15h30 (horário de Brasília), em Bata, ganhou dimensões de final de Copa do Mundo no país, que tem uma população de um pouco mais de 600 mil pessoas e o maior PIB do continente africano.
Teodoro Nguema Obiang Mangue, filho do presidente e ditador da Guiné, Teodoro Obiang Nguema Mbasolo – no poder desde 1978 -, ofereceu, do próprio bolso, US$ 1 milhão (R$ 1,7 milhão) pela vitória. Cada gol renderá um extra de US$ 20 mil (R$ 35 mil) aos jogadores.
Falar com Gilson é difícil. O GLOBOESPORTE.COM procurou o treinador nas redes sociais, fez contato com sua filha e somente conseguiu falar com o técnico pela internet uma vez, mas o comandante da Guiné Equatorial saiu rapidamente da entrevista, sem responder depois os e-mails enviados pela reportagem.
- O clima no país é muito bom. Todos estão muito animados e voltados para a competição. O povo da Guiné Equatorial é apaixonado pelo futebol - disse Gilson Paulo.
Seleção de Guiné Equatorial para a Copa Africana de Nações (Foto: guineaecuatorialpress.com)Seleção de Guiné Equatorial para a Copa Africana de Nações (Foto: guineaecuatorialpress.com)


O incentivo financeiro e o apoio popular, entretanto, podem não ser o bastante para levar a inexperiente seleção da Guiné Equatorial à segunda fase da Copa Africana. Gilson Paulo reconhece as dificuldades, mas afirma acreditar em uma campanha vitoriosa.
- Eu não poderia pensar diferente, caso o contrário não estaria aqui. Porém, reconheço que se eu tivesse chegado há mais tempo, as chances seriam maiores, pois teria mais tempo para treinar e armar um time competitivo.

Um time internacional
De fato, o pouco tempo do brasileiro à frente da Guiné Equatorial é um problema. Chamado às pressas para substituir o experiente técnico francês Henry Michel, que deixou a seleção reclamando das constantes interferências da federação e do governo nas convocações e escalações do time, Gilson embarcou no último dia de 2011 para o desafio. Ao lado do auxiliar, passou o réveillon dentro do avião.
- Recebi o convite no final do ano. Fui procurado por meio de indicações e pelo meu currículo. Embarcamos às 4h da manhã do dia 31 e passamos o réveillon viajando.
Gilson Paulo, no entanto, não é o único brasileiro a representar a Guiné Equatorial na Copa Africana de Nações. Danilo, goleiro do América-PE, será o responsável por defender a meta do anfitrião do torneio. Naturalizado guiné-equatoriano desde 2006, o jogador começou no Sport e nunca saiu do futebol pernambucano. No último dia 9, embarcou para a África para disputar a competição.
Importar jogadores para defender o país, aliás, parece ser uma prática comum. Além de Danilo, outros 11 atletas são naturalizados. Mais da metade do time convocado. São cinco camaroneses, dois marfinenses, dois colombianos, um nigeriano e um liberiano. A justificativa da federação local é que a maioria dos naturalizados é descendentes de guinés-equatorianos. No entanto, tem adversário incomodado com a situação.
- É no mínimo estranho – contestou o brasileiro Marcos Paquetá, treinador da Líbia, adversária da Guiné Equatorial na estreia na Copa Africana, neste sábado.
Veja a lista de convocados da Guiné Equatorial para a CAN:
Goleiros: Danilo Emanuel (América-PE, Brasil); Felipe Ovono (Sony de Ela Nguema, Guiné Equatorial); Achil Pensi Muokembe (The Panter F. C., Guiné Equatorial).
Defensores:  Lawrence Sokota Doe (Al Shabab, Oman); Jose Bokung (Deportivo de Mongomo, Guiné Equatorial); Rui Fernando da Gracia Gomes (Logroñés F. C., Espanha); David Álvarez (Langreo F. C., Espanha); Armando Sipoto Buale (Badajoz F. C., Espanha); Raúl Ivan Fabiani Bosio (C. D. Alcoyano, Espanha).
Meio-campistas: Ben Esono Konate (The Panter F. C., Guiné Equatorial); Daniel Vázquez Evuy (Villaviciosa, Espanha); Rolán de la Cruz Biyogo (Fortaleza F. C., Colômbia); Juvenal Edjogo Owono (Sabadell F. C., Espanha); Narcisse Ekanga Amia (TP. Mazembe, R. D. Congo); Raúl Juan Máximo Eyama (Deportivo de Mongomo, Guiné Equatorial); Jose Javier Balboa Osa (SC Beira-Mar, Portugal); Fousseiny Kamissoko (Al Shabab, Oman).
Atacantes: Ellong Douwala Viera (Sony de Ela Nguema, Guiné Equatorial); Rodolfo Bodipo (Deportivo La Coruña, Espanha); Iván Bolado Palacios (Cartagena F. C., Espanha); Iban Iyanga “Randy” (Unión Deportiva Las Palmas, Espanha); Thierry Fidjeu Tazemeta (Kombassan Konya Sport, Turquia); Daniel-Bladimir Ikedo (San Roque de Lepe, Espanha).


Por Orady Vieira
Curitiba/Pr


Nenhum comentário:

Postar um comentário